sexta-feira, março 17, 2006

Kuno Schieffer



Kuno Schieffer nasceu na Alemanha, Stuttgart, em 1948, e veio para São José dos Campos onde morou em um sítio. Estudou artes visuais na Escola de Belas Artes do Vale do Paraiba; em 1968 deu início a suas primeiras experiências figuativas desenvolvendo-as sobre imagens do cotidiano.
Foi em 1973, após montar um ateliê no sítio de seus pais, que começou a fazer estudos e pintar a natureza. Mais tarde muda-se para o Rio de Janeiro e sente-se arrebatado pela natureza local onde descobre novas possibilidades de linguagem. Logo sua produção começou a ser vista em exposições nas galerias cariocas e paulistas.
Algum tempo depois volta para a Alemanha para abrir o seu terceiro ateliê em Berlim. A partir deste momento sua obra desenvolve-se para uma outra pintura onde as cores são mais importantes do que as formas, nas definições das figuras e imagens. Nesta época passa a expor em Berlim e em outras capitais da Europa. Expõe também no Japão, Dresden, Amesterdam, Roma e em algumas capitais do Brasil. Segundo o crítico Casemiro Xavier de Mendonça, "Kuno libertou-se da figuração narrativa e sua obra ganhou um ritmo introspectivo, suas telas tem uma estrutura quase musical, a referência à paisagem passou a ser subjetiva."( 1989)
Em maio de 1992 Kuno Schieffer retorna ao Brasil e morre em São José dos Campos.