sábado, março 18, 2006

Estevão Nador





Estevão Nador (1922/1998) nasceu na Hungria e veio para o Brasil com oito anos de idade, naturalizado-se brasileiro.
Era médico e artista plástico, não necessariamente nesta seqüência, e talvez o olho armado do patologista viesse a revelar muito mais do que células: focalizou o abstrato.
Sempre gostou de desenho, mas foi na década de cinqüenta, lecionando e pesquisando em Ribeirão Preto, que começou a pintar motivado por sua noiva. Incentivado por ela veio para a capital especialmente para adquirir suas primeiras tintas, telas e pincéis. Seus primeiros trabalhos datam de 1953/1956 quando estudou desenho e pintura com o escultor italiano Vaccarini e G. Amendoli, pintor abstracionista. Ambos tinham vindo para o Brasil trabalhar com cinema na Cia. Vera Cruz. Suas atividades profissionais deixavam apenas os finais de semana para a pintura. Dizia ser um pintor domingueiro, como o fôra Sérgio Milliet; era generoso, sempre presenteando seus amigos com seus próprios trabalhos. Quando mudou-se para São José dos Campos ainda na década de cinqüenta, passou a frequentar na capital o atelie do artista Risone onde tinha aulas. Entre 196o/69 teve contato com sua conterrânea, a artista plástica Yolanda Mohalyi a quem muito admirava. Foi por intermédio dela que conheceu mais dois artistas plásticos, H. Boese e Mutti. Em 1969 inicia um novo ciclo com Fiaminghi e Saccilotto que ministavam aulas na Escola de Belas Artes de São José dos Campos.
Suas telas possuem um denso onirismo e traduzem frescor aos olhos do espectador.
"Constelação"(1966) está no acervo da Faap ( www.faap.br/museu)
Participou de algumas exposições marcantes:
Salão Paulista de Arte Moderna
Salão aberto do Círculo italiano
Galeria do Sol.
Estevão Nador deixou de pintar em 1995 em decorrência de problemas de saúde e faleceu em 1998.
Em setembro de 2004 a cidade prestou uma homenagem ao artista plástico Estevão Nador, por intermédio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo com a exposição "Fragmentos de uma obra" no Espaço das Artes Helena Calil.
(Informações obtidas com Helena Nador em Março de 2006.)




ver links: www. fundação cultural cassiano ricardo

www. faap.br/museu