domingo, fevereiro 19, 2006

Luiz Gonzaga Beltrame

clique na imagem para ampliá-la
Luiz Beltrame nasceu do Rio Grande do Sul, 1951, mas morou e trabalhou muito anos em São José dos Campos. Estudou na Faculdade de Belas artes da Universidade Federal de Santa Maria de, 1967-1970. Foi para a India, Estado de Bengala, estudar na Visva Bharati University, Santiniketan em 1970/71. Quando mudou-se para São José dos Campos, "passou a usar o óleo, seu lado mágico da antiga fase foi demolida em fragmentos abstratos onde a cor substitui o traço e marca a composição de forma vigorosa," segundo palavras do crítico Laertes Mendes de Oliveira na época, 1979.
Participou das seguintes mostras:
The 32nd India National Exhibition, Calcuta- 1971
One Man Showing- Kala Bhavana, SantiniKetan- 1972
Mostra de Artes Visuais do Estado do Rio de Janeiro- 1972
Salão de Arte Moderna 1973 R.J.
Desenho Fantástico Real- Galeria de Arte Rio de Janeiro- 1974
Album de Serigrafias Mam- R. J.
MAM/RJ- Artista convidado-1974
11.- Salão de Verão, MAM/ RJ
Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM/SP- 1977
Galeria Bonino, Artista convidado- 1978
Petit Galerie, RJ. 1979
Galeria do Sol, S. José dos Campos, SP- 1979
Palazzo Pamphilii, Roma, Itália-1981
Coleção Gilberto Chateubriant- MAM/ RJ
Ref. bibliográfica
Jayme Maurício

6 Comments:

Blogger Lis said...

A data de nascimento do Luiz Beltrame é 21.02.1947.
Lisa Beltrame filha)

2:05 PM  
Blogger Jozias Benedicto said...

Olá, eu tenho uma aquarela do Luiz Gonzaga Beltrame, comprei em 1974 na exposição da Galeria real no Rio, é uma aquarela muito bonita, mas nunca mais tive notícias do artista, gostaria de saber se ele continua pintando e mais alguma informação. No leilão da Soraya Cals (nov/2009) estão 4 bonitas aquarelas do artista, e saíram bem reproduzidas no catálogo.
Abraços,
Jozias

10:22 PM  
Blogger JOAREZ said...

Eu tive aula com o Beltrame no ateliê dele na Galeria Pedro Rachid em São José dos Campos. Foi em 1983, eu tinha 10 anos de idade...
Curiosamente hoje sou artista plástico também!
Joarez Filho
www.joarez.com

3:44 PM  
Blogger Lucy in the said...

O meu pai faleceu em 29 de janeiro de 1999. Gostaria de ver a tela que o Jozias tem. Como podemos fazer isso? Me escreva: libeltrame@uol.com.br
Lisa

11:11 PM  
Blogger Jozias Benedicto said...

Prezada Lucy,
Obrigado pela notícia sobre seu pai, embora uma notícia triste. Compartilho dos seus sentimentos.
Não o conheci pessoalmente, mas tenho uma aquarela dele, muito bonita. Não tenho imagem do trabalho, mas providenciarei e te envio tão logo possível. Caso vc tenha mais algum material sobre seu pai eo trabalho dele e puder me enviar também, agradeceria, pois gostaria de fazer um post sobre ele em meu blog
grande abraço e vamos manter contato!
Jozias

1:27 AM  
Blogger :p said...

oi,
adorei o blog
lisa aki é a barbara beltrame
sua irmã
eu tbm
gostaria muito de ver as imagens se possivel
bjs
barbara beltrame

8:22 AM  

Postar um comentário

<< Home