sábado, fevereiro 11, 2006

José Monteiro França




Nascido em Pindamonhangaba em 1876, em 1891 parte para o Rio de Janeiro para estudar no Liceu de Artes e Ofícios, depois na ENBA. Foi aluno de Henrique Bernardelli, e depois de cinco anos de muitos sacrifícios, forma-se (1904), recebendo uma menção Honrosa. Em 1906 faz uma exposição em São Paulo, recebe uma pensão do Estado e uma viagem para estudar na Itália. Volta para o Brasil em 1912 mas logo retorna para Paris onde fica até eclodir a I Guerra. Depois fixa-se definitivamente em São Paulo e dedica-se a pintar retratos de personalidades, paisagens e ministrar aulas. Recebeu forte influência da moderna escola de pintura italiana, dos impressionistas italianos,e como conviveu com os impressionistas franceses, não foi indiferente a eles. Segundo Tarasantchi, R., "sua pintura é de uma honestidade incomum." É consideradíssimo como paisagista.
Ref. bibliográfica: Tarasantchi Sprung, R. Pintores Paisagistas (São Paulo, 1890/1920) EDUSP, p. 265.

3 Comments:

Blogger Franklin said...

Como filho do pintor, conheço os quadros pintados pelo meu pai como ninguém, e posso afirmar também como artista que sou que esses quadros apresentados neste blog, não foram pintados por José Monteiro França.Mesmo porquê nos anos 41 a 45 ele se encontrava muito doente e já não pintava mais.
Meu nome: Hearli Franklin França

6:45 AM  
Blogger francão said...

Mais uma evidência de que esses quadros são falsos, é a de mostrar um caboclo no quadro supostamente pintado em 1943, estar vestido em calças de jeans, possivelmente da marca Levi's. Aberração de comprovada ignorância de quem o falsificou. Onde deveria ser preso por falsificação comprovada o autor deste blog.
H. Franklin França, filho de José Monteiro França

10:03 AM  
Blogger francão said...

Era de parar de usar esse aval de Pinacoteca do Vale, para apanhar os incautos. Inclusive testemunhos de relevância, que não servem para nada.

H. Franklin França, filho de José Monteiro França

10:08 AM  

Postar um comentário

<< Home