terça-feira, fevereiro 14, 2006

Guima


clique na imagem para ampliá-la
Luiz de Sousa Guimarães, Guima, nasceu em Taubaté, em 1927, faleceu em 1993. Foi para o Rio de Janeiro estudar pintura e desenho com Darwin Silveira Pereira e Inimá de Paula. Estudou desenho no MAM com Santa Rosa, gravura em metal com M. Grassmann e litografia com Darel Valença Lins, FAAP.
Estudou Cinema com Máximo Barros e Roberto Santos no MASP
Foi frequentador assíduo da Associação Brasileira de Artes Plásticas, expôs várias vezes no Rio de Janeiro em diversas galerias. Participou da Mostra Itinerante del Deseño Brasileño, ganhador do VII Prêmio Internacional Joan Miró. Expôs em Roma, Concurso Internacional de Pintura, Mostra Internacional de Praga 1953, Salão de Arte Moderna 1954, Bienal São Paulo 1967, I Salão Nacional Arte Moderna 1970 MAM/RJ, Salão Nacional de Arte Moderna- 1973, 13 Brasilians Artists- Connecticut- EUA, Arte Gráfica Brasileira de Hoje, patrocínio do Ministério Relações Exteriores, itinerante na Europa e muitas outras.
Sua última exposição foi em 1989, no Parque Lage, Gravura Brasileira.
Segundo o crítico Jacob Klintowitz, "sua sensibilidade para a cor é grande, violenta, fauve, causando impacto visual..."
Representado: MASP/SP, Museu de Arte Campinas, Museu de Arte do Paraná, Acervo de Arte da Universidade de Oxford- Inglaterra, Fundação Arcozelo-RJ, Museu da Gravura de Belo Horizonte,
Ref. Bibliográfica:
Louzada, J. Artes plásticas; seu mercado, seus leilões, SP, 1984
A cor e o desenho do Brasil: apresentação de Radha Abramo e Jacob Klintowitz, São Paulo.
Centro Brasileiro de projetos de Arte, 1984
Revista Gam, n 13- Tribuna da Imprensa- 1968
Enc. Delta Laroussep 3253, Dicionário de Artistas Plásticos de Roberto Pontual, p 257,