quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Debret e o Vale do Paraiba


Casa Pintada, Jacarehy, 1827. Gravura aquarelada, col. particular

Debret foi o primeiro artista que esteve no Vale do Paraiba. Este artista francês permaneceu trabalhando no Brasil por quinze anos, quando regressou ao seu país de origem, em 1831, levou centenas de desenhos para ilustrar o texto de sua obra "Voyage pittoresque et historique au Brasil"publicado em 1834-39 pelo mais importante editor da época. Foram três volumes, mais de quinhentas páginas de texto e cento e cinquenta e seis estampas.

Além destes volumes também executou uma variada série de aquarelas e desenhos litografados, datados de 1816/ 1839, cento e quarenta aquarelas inéditas que não tinham sido editadas até então.

Há cinquenta anos atrás esta coleção foi encontrada e adquirida por um brasileiro, Raymundo Ottoni de Castro Maya. Segundo consta o segmento mais importante e notável desta série de gravuras e desenhos são as panorâmicas do Vale do Paraiba, elaboradas em 1827 pois viajando do Rio de Janeiro para São Paulo, Debret documentou a paisagem, as vilas, flora e também os habitantes rurais da região valeparaibana.
Essa importante coleção faz parte do acervo de uma fundação carioca, da Fundação Castro Maya, do Rio de Janeiro.

ref. bibliográfica:

Jean Baptiste Debret, São Paulo, Cia. Ed. Nacional, Brasiliana, vol 352, 1973, p59.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Boa tarde. Sou arquiteta, vale paraibana de Lorena. "Achei" o blog no Google digitando "vale do paraíba imagens", para um projeto que estou idealizando. E me encantei!!!

2:44 PM  

Postar um comentário

<< Home