domingo, fevereiro 05, 2006

Artistas do Vale do Paraíba

O Vale do Paraiba que possui uma História importante tem também uma tradição de arte muito rica e variada. Esta região foi vista e estudada por olhares estrangeiros, Debret, Saint Hilaire, Spix, D'Orbigni, E. Zaluar, von Koseritz e brasileiros como Mário de Andrade, Sérgio Buarque de Holanda, Sérgio Milliet, Pasin e Tom Maia. Nossa região já foi descrita por Guilherme Glimmer, Marcgrave, Agassis.
O estudo de Sérgio Milliet sobre a passagem do café no Vale do Paraiba e suas repercussões ainda é de muita importancia, durante mais de um século, tudo girou em torno do ouro verde, muitos artistas floresceram aqui, mas depois as terras se cansaram.
Vários artistas e pintores, em diferentes épocas, nasceram ou viveram aqui, tais como Georgina de Albuqerque, Clodomiro Amazonas, João Santus, Justino, todos nascidos em Taubaté, assim como atualmente Adão Silvério; Gastão Formenti, que compôs para Carmem Miranda e depois dedicou-se inteiramente aos pincéis era natural de Guaratinguetá, Monteiro França, de Pindamonhangaba, estudou em Paris; A. Ianelli, Djanira, Gutlicht, Burle Marx, Kuno Schiffer, Leonino e também outros viveram em São José dos Campos.
São José dos Campos teve uma escola de Belas Artes e muitos pintores e professores de artes plásticas lecionaram aqui: Sacilloto, Fiaminghi. Atualmente São José dos Campos possui muitos artistas plásticos trabalhando e produzindo, tem um núcleo de bons gravuristas que pesquizam, lecionam: C. Ferigoli, George Gutlicht, Claudio Caropresso.
Trabalham e expõem muitos artistas com freqüência Bene Viana, Régis Machado, Blanco y Couto, Sonia Junqueira, e muitos mais artistas em Jacareí, Santa Branca e demais cidades do Vale. Célia Euvaldo, artista plástica trabalhando e expondo atualmente em São Paulo. Pintores Taubateanos: Justino, Fabiano e Lúcio Moreira, todos os pintores selecionados nestas páginas foram e são ativos, tiveram e têm influência em nosso registro visual, portanto, esta seleção tem qualidade, talvez sirva de estudo ou referência para algum aluno ou interessado.
Por este motivo está na hora de coletarmos esta nossa história através da arte e visitarmos as nossas paisagens imaginárias como fizeram os antigos viajantes.
Por que não agregarmos este riquíssimo acervo em um local que possa ser visitado, estudado e divulgado entre nós mesmos? Afinal é parte do nosso mito que está depositado nas telas e pinturas que os nossos artistas produziram e produzem expontaneamente.
Que esta página tenha uma função agregadora em próxima etapa. Algumas pessoas foram contactadas, acolheram a idéia, outros julgaram que é bairrismo e não concordam.
Felizmente ainda existem obras de arte raras que estão entre nós assim como colecionadores abnegados que guardam e cuidam de telas preciosas e objetos interessantes. Existem telas aqui em nossa região que guardam a nossa memória e o nosso imaginário. Devemos aos colecionadores a preservação e cuidado destas obras.
Com o transcorrer do tempo divulgaremos uma parcela destas telas e pinturas, um grande acêrvo poderá ser apreciado nestas páginas.
Outrora, em Pindamonhanaba, na fazenda Curuputuba, seu proprietário, o industrial Cícero Prado, ao longo dos anos criou um bom acervo de telas e pinturas de qualidade. Atualmente parte destas telas estão reaparecendo e voltando para o Vale do Paraiba...
Em tempo: ainda um dia falaremos da imaginária produzida aqui no Vale, os santos e suas imagens das capelas rurais.
Ref. Bibliográfica
Milliet, S. Roteiro do Café e outros ensaios: contribuições para o estudo da história econ6omica do café. 4a edição, INL Brasilia, 1982

7 Comments:

Blogger Alberto said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:18 PM  
Blogger Alberto said...

Pai,
Eu achei a sua idéia fantástica. Acho que a gente deve tornar esse blog mais sério, alterar o nome dele, e divulgá-lo. A gente pode divulgar para os institutos de artes pelo brasil afora, e você, que ten contato com alguns pintores, divulgue-o para que sejam também colaboradores.
Acho que se uma pinacoteca é difícil de montar, ao menos um espaço virtual com fotos das pinturas e gravuras dá pra fazer.
Vamos colocar o nome desse blog relacionado ao Vale do Paraíba, ou então pinacotecadovale.blogspot.com
eu vou contribuir tirando fotos das pinturas do adão silvério que tenho em casa, e posto aqui.
Será que a gente vai ter problemas com direitos autorais? hehe..
Vamos montar os posts, cada um com uma foto de uma obra, e com impressoes e comentários ao lado.

8:24 PM  
Blogger celia said...

Olá Orlando,

Gostei deste seu projeto, pena não ter ficado mais completo.

Estou procurando informações sobre a artista Geni Marcondes, de Taubaté. Onde posso me informar?

12:17 PM  
Blogger daniela said...

BOA TARDE ,TENHO UM QUADRO DO ARTISTA KUNO SCHIFFER,E GOSTARIA DE VENDER,SE TIVEREM INTERESSSE,DESDE JA OBRIGADO.DANIELA

4:26 PM  
Blogger taine said...

Olá Orlando!td jóia!Meu nome é Taine e tenho um bar aki em SJCampos voltado para a cultura,chama-se "Espaço Cultural Rapsódias Bar",estou querendo conhecer alguns artistas da região para exporem seus no meu bar,todo mês temos uma exposição direferente,é bem bacana!Se vc puder me ajudar!ficarei muito grata!Desde já obrigada!tainecardoso@yahoo.com.br

7:51 PM  
Blogger Borges said...

muito interessante...
parabéns pela iniciativa.

também tenho um blog, e espero um dia ter conteúdo decente.

que tal uma parceria,
ou se tornar um dos autores

12:11 PM  
Blogger Oscarlina Jacinto said...

Gostei muito de encontrar suas informacoes sobre artistas do Vale do Paraiba. Quero montar uma galeria virtual para os artistas dessa regiao e vou ficar ligada na sua pagina. Grata.

6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home