quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Arlindo Daibert


Arlindo Daibert Amaral nascido em Juiz de Fora, M.G. em 1952. Estudou na Universidade de Juiz de Fora, cursou Letras, enquanto participava de salões locais de artes recebendo alguns prêmios em desenhos, nesta época trabalhava em jornais. Em 1972 participou do IV Salão de Verão no MAM/ RJ, participou do Salão de Arte Moderna do MEC, exposições coletivas nas Galerias do IBEU, Galeria Real, e na exposição 50 Anos de Desenho Brasileiro organizada pelo colecionador Gilberto Chateaubriand.
Em 1974 obteve o prêmio Ambassade de France, publica ilustrações na revista Planeta, SP. Em 1975 viaja para Paris e estuda técnica de gravura no atelier Calevaert-Brun ate 1976, participou de exposições coletivas neste período. A partir de sua volta, em 1977 passa a realizar várias exposições, MAM/ RJ, Panorama do Desenho e Gravura no MAM/SP, Galeria Entreartes, São Paulo, Paris: Images/ messages d’Amérique Latine e individual em Brasília.

Obtém o “Prêmio Melhor Desenhista” da APCD; representa o Brasil na XV Bienal Internacional de São Paulo. Em 1980 obtém o “Prêmio Viagem ao Estrangeiro” no III Salão de Artes Plásticas, R. J. Participou do Panorama do Desenho e a Gravura no MAM/SP; II Bienal Ibero Americana Cidade do México, Bienal de Cali, em Colômbia, e, publica na obra Drei Milliarden Perverse, R Winkler Verlag, 1980.

Expõe em Roma na Itália em 1981; obtém o “Prêmio de Aquisição” da Bienal de Maldonado no Uruguay; “Contempory Brasilian Engravings and Drawings” em Tel Aviv, Israel; Do Moderno ao Contemporâneo no MAM/ RJ e Fundação Calouste Gulbenbian , Lisboa.

Em 1981 passa a residir em São José dos Campos, SP, foi convidado para coordenar o atelier de Gravura do Dep. Cultura da Prefeitura desta cidade. Nesta época realiza a exposição Retrato do Artista na Galeria Projecta, SP; participa de exposições em Belo Horizonte; a série Macunaíma, foi exposta na Galeria Banerj, Escola Artes Visuais do Parque Laje; no MASP;, Galeria

4 Comments:

Blogger marcelomello said...

ola orlando , parabens !

1:31 AM  
Blogger marcelomello said...

quanto ao arlindo posso conseguir fotos de uma serie de dezenhos (a parte do leão 1977) que estão com meu irmão e foram compradas da galeria do enio na decada de 70 e um nu do monteiro frança da decada de 50 . abraços , marcelo mello .

1:38 AM  
Blogger People said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:21 AM  
Blogger People said...

Visitem o blog que fiz

http://arlindodaibert.tumblr.com

roma20501@gmail.com

2:23 AM  

Postar um comentário

<< Home