sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Adão Silvério




Adão Silvério nasceu em 1942, em Redenção da Serra, hoje uma ciade submersa por uma represa, sua pintura tem por tema o folclore típico do Vale do Paraiba; reside em Taubaté e já tem obras difundidas na região e no exterior. Há mais de quarenta anos é fiel às imagens que retratam nossas festas folclórias, sempre tendo a Serra da Mantiqueira ao fundo. É um pintor de cores fortes e gestos simples. O Vale do Paraiba tem bons pintores primitivos e Adão é um de seus expoentes. Suas pinturas traduzem as raízes festivas e as crenças que pinta e desenha desde menino. Em 1966 fez sua primeira Exposição Individual no XV Salão Paulista de Arte Moderna e nestes quarenta anos jamais parou de trabalhar, com seu forte colorismo.
O interesse pela produção artística dos pintores populares deu-se após a Semana de Arte de '22, desde então, cada vez mais, artistas e inteletuais passaram a divulgar estas manifestações de artistas que nunca perderam a vitalidade de nossas raízes, dai o valor destas pinturas.
Há vinte anos atrás, foi feito um levantamento sistemático destes artistas, não tivemos conhecimento de novos pintores, pelo contrário, a produção diminuiu.
Adão Silvério expôs em mais de quarenta Salões, trinta coletivas, recebeu mais de vinte prêmios, tem suas obras em muitos países e exposta em cinco museus .

Ref. Bibliográficas:

MEC, Dicionário dos Artistas Plásticos

Cristiano, L. Guia Internacional das Artes

Lima, M. A. et Kawall, Os 14 do Vale. Pintores primitivos Vale do Paraíba, Art Ed. !987,

6 Comments:

Blogger Jussara Domene Gehrke said...

parabéns Orlando, fiquei muito contente de vr seu blog e o trabalho que está realizando.

esses quadro do Adão Silvério me trazem boas lembranças.

um beijo

7:55 PM  
Blogger Jussara Domene Gehrke said...

hehe...digitei muito depressa, "engolí" letras, mas dá pra entender...rs

7:56 PM  
Blogger PACHI said...

bonito blog

7:06 PM  
Blogger . said...

Parabéns pelo seu trabalho.
Gostaria de saber se você, se nos seus trabalhos de pesquisas, sabe quem formava o "Atelier Os Oito" nos idos de 1970, localizado no Largo do Teatro; me lembro do Mestre Justino e acho que o Adão Silvério também fazia parte...

11:16 AM  
Blogger . said...

Adão,
Participei de aulas do Mestre Justino num atelier chamado "Os Oito", que ficava no Largo do Teatro, em Taubaté. Me lembro de você lá, não sei se você é um dos oito.
Você se lembra quem eram os oito?
Um abraço

11:20 AM  
Blogger Joca Faria said...

Parabens.
Conte conosco.

www.entrementes.com.br

Tenho o prazer de cconviver com Adão nas ruas e espaços da cidade.
Acabei de indicar seu blog na Cesumar no curso de Pedagogia.
Abraços

JOKA

joão carlos faria

8:48 PM  

Postar um comentário

<< Home